quarta-feira, 2 de março de 2016

O Apóstolo Paulo Recebe um Não dos Homens

O Capítulo 09 de At. é o capítulo na qual Deus diz Sim a Saulo, mas os homens dizem Não.

Os versículos 01 ao 08, do capítulo 09 relatam a sua conversão. No versículo 15, Deus fala acerca de Saulo para Ananias: disse-lhe, porém, o Senhor: vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel, At. 09.15.

Aqui Deus dá um Sim para aquele novo convertido.
A Igreja em Damasco logo é alvoroçada pela pregação de Saulo. Entretanto, logo Damasco lhe dá um Não. 

Por último, os discípulos em Damasco, também lhe dão um Não e o retiram da cidade dentro de um cesto, por cima do muro da cidade. Leia a seguir: tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro, At. 09.25. 

"Aquele Não o encerrou em um cesto."

Confinaram Saulo a um cesto, com medo de alguns judeus.
Damasco lhe dá um Não. 

Marcado com um Sim por Jesus Cristo na eternidade, e por um Não em Damasco, na Síria, Saulo se dirige então para Jerusalém. 
Não lhe restava outra oportunidade melhor do que em Jerusalém, o berço do cristianismo. E com certeza Saulo foi aconselhado a ir para Jerusalém. Leia a seguir: e, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. At. 09. 26.
Bem ou mal, crendo ou não, a bíblia diz que todos os discípulos não acreditavam que ele havia se convertido. 
Posteriormente alguns queriam matá-lo, e a igreja de Jerusalém por fim, lhe dá um Não, como vemos a seguir: sabendo-o, porém, os irmãos, o acompanharam até Cesaréia, e o enviaram a Tarso. At. 09.30. 
Pergunto-me, se em Cesaréia também não lhe deram mais um Não. Enfim, novamente Saulo é obrigado a conviver com um Não. O que fazer com mais um Não?

"Os irmãos não jogam Saulo pelo muro através de um cesto, mas fazem pior, o abandonam em Tarso. Deixá-lo em Tarso, foi para se livrar dele. Foi como desovar seu ministério em sua terra natal."

Em Tarso Saulo é abandonado por 14 anos, conforme escreveu posteriormente, conforme Gl. 02. 01.
Na obra de Deus, e também na vida, o problema não está em você receber um Não. A questão é o que você vai fazer com ele.
Você pode ser conduzido pelo cesto, ou acompanhado até Tarso, como Saulo.
Ás vezes nos sentimos dentro de um frágil cesto, conduzido por outras mãos. Mas, o mundo dá voltas. O mundo muda.
Tudo é cíclico.
Em Salamina, junto com o Procônsul, Sergio Paulo, uma autoridade, e sendo resistido pelo mágico, Barjesus, Saulo não permite ser colocado em um cesto. Veja a sua reação: Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul. Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,
Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.
Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor. At. 13. 08-12. 

Uma coisa aprendera, estava marcado pelo Sim de Deus. Aprendera que somente o Senhor podia lhe dizer Não. 

O que aconteceu? Porque Saulo, que agora se chama Paulo, ao ser resistido não permite ser colocado no cesto? Porque não se deixa ser coagido e volta para Tarso?
O Não dos homens não importava mais. O Sim de Deus era o que falava mais alto. 
Em Cesaréia, lhe é revelado por Ágabo, o profeta, que iria ser preso e acorrentado, mas ele diz: Paulo respondeu: que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor. At. 21.13,14.
Anteriormente com o Não da parte dos homens, que lhe mandavam se retirar, agora com o Sim de Deus, em destaque na sua vida, lhe pediam para permanecer. 
Uma coisa aprendera, estava marcado pelo Sim de Deus. Aprendera que somente o Senhor podia lhe dizer Não. 
Se você está lendo até a esta parte do texto, é porque já recebestes vários Não/Sim na terra. 
Entenda algo, por óbvio que pareça, somente o Senhor pode dizer Sim nos céus, na terra e embaixo da terra, isso até parece um jargão. Entretanto, quando o céu nos dá um Não está comprometido conosco. Mesmo com um Não, de Deus, ele não nos abandona. 
O Plano de Deus era que o Apóstolo chegasse a muitos lugares. Os planos do Apóstolo Paulo eram de chegar até os confins da terra. Os planos de Deus eram maiores que os Nãos, do cap. 09 do Livro de Atos, mas isso o fez perder 14 anos de ministério. 

Fica a pergunta? E Se o apóstolo tivesse usado os 14 anos em seu ministério na obra missionária, e não ficasse acuado em Tarso, lambendo as feridas?

"Será que com 14 anos a mais em seu ministério ele teria alcançado os povos bárbaros, de acordo com o que ele escreveu em Rm 01.14"?

Os projetos de Deus estão acima do Não e do Sim dos homens. O Não/Sim das pessoas é apenas uma tentativa de controlar um homem ou uma mulher chamado (a) por Deus. Vivemos uma época que há controle sobre todas as ações na terra. O Não/Sim na terra é uma mera tentativa de controle, entretanto, o Não/Sim de Deus em nossa vida nos liberta. E Paulo levou 14 anos para aprender não olhar para o Não/Sim dos homens.

Por Natanaél de Mattos Lino
Natamattos8@hotmail.com 

O autor permite a divulgação deste em outras plataformas de comunicação, desde que citada fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário