quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PROFETA SAMUEL - DE SILÓ, PARA DÃ E BERSEBA.

Capítulo 03 do Livro de I Samuel - Seu Amadurecimento.

Ao longo de sua vida o profeta Samuel nunca obteve o controle dela. E desde menino.

Não escolheu a família. Não escolheu profissão. Ele não escolheu ser Sacerdote. Não escolheu ser profeta. Não escolhia nem a roupa que usava. Ele sempre fora escolhido.

Ele aceitou o chamado.

"O que Deus plantou na vida do menino era tanto que até uma nação passou a colher naquela terra".

De menino a profeta, o capítulo 03 de I Samuel, é o capítulo do seu amadurecimento. É rápida a transformação.
No primeiro versículo ele é chamado de jovem, e no penúltimo, o de numero 20 é chamado de profeta. O próprio Deus o chama de Samuel, mas termina sendo chamado de Profeta do Senhor.
O primeiro versículo menciona que não havia mais a manifestação de Deus, e demonstrando a escassez espiritual da nação. Entretanto, o último, o de número 21, Deus volta a se manifestar trazendo abundância de novo para nação.

Sendo jovem, passa a ser portador de algo que estremece uma nação, conforme o versículo 21. Deus vem até ele no versículo 04. Depois o sacerdote Eli dirige-se ele, versículo 17. E por último a nação vem até ele, pelo que se pode ver no versículo 20.

Observamos o capítulo 03 a seguir:

"E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.
E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver),
E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus,
O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.
E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.
E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.
Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor.
O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem.
Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.
Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei.
Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.
Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos.
E Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do Senhor; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli.
Então chamou Eli a Samuel, e disse: Samuel, meu filho. E disse ele: Eis-me aqui.
E ele disse: Qual é a palavra que te falou? Peço-te que não ma encubras; assim Deus te faça, e outro tanto, se me encobrires alguma palavra de todas as que te falou.
Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu. E disse ele: Ele é o Senhor; faça o que bem parecer aos seus olhos.
E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor.
E continuou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela palavra do Senhor”. I Samuel 3:1-21

"A revolução já estava feita. Inesperadamente, o norte e o sul de uma nação, conheciam um nome: Profeta Samuel. Acabou se tornando uma referencia".

O Senhor se dirigia onde Samuel estava. O Senhor apareceu no templo porque Samuel estava no templo. Posteriormente o Senhor aparecia em Siló porque Samuel estava em Siló.

O que fez o amadurecer espiritualmente?

Três foram os fatores para o seu amadurecimento.
 A primeira: sua mãe o deu a Deus, de acordo com I Sm 01. 24, ainda muito criança. Ela doou para Deus um menino e o Senhor lhe devolveu um profeta.

A segunda: a confiança de Deus naquele jovem. O tratamento dispensado por Deus a ele. O versículo 11, Deus lhe comunica que vai fazer algo grande que repercutiria em toda a nação. Segundo Deus, o que estava para iniciar e acabar tiniriam os ouvidos da nação. Deus lhe antecipa que estava chegando rapidamente uma grande mudança. Uma verdadeira revolução estava para começar. E esta mudança, consistia em acabar com a liderança do “chefe”, neste caso, o sacerdote Eli. Deus diz para aquele jovem que estava para fazer uma grande mudança, que repercutiria em toda a nação, mas não diz que Samuel estaria incluído, e de jovem seria levado ao ministério profético.

A terceira: a manifestação de Deus para a sua vida. Em dois setores de sua caminhada terrena, vida e ministério estavam a mais plena abundancia do que Deus tinha. Na sua vida pessoal Deus cumpria com o que ele falava. Já para com seu ministério havia o que não tinha em outro lugar: a manifestação sobrenatural de Deus.
Talvez Samuel não tenha ido a Dã ou a Berseba, mas o testemunho de sua vida e seu Ministério, recheados da presença de Deus, fez com que a sua fama chegasse até onde não podia ir, no momento.

O que Deus colocou em sua vida fez toda a diferença.

O “chefe”, o sacerdote Eli, não vai até Deus, para saber o que aconteceria no futuro. Mas o jovem já sabia. O liderado sabia o que o líder não tinha ciência. O jovem tinha uma direção que o seu Mentor não possuía. O sacerdote Eli somente sabia que Deus havia estado com aquele jovem.

"A mãe de Samuel, Ana entregou Samuel ainda menino para Deus, e Deus devolveu um profeta".

O Senhor se dirigia onde Samuel estava. O Senhor apareceu no templo porque Samuel estava no templo. Posteriormente o Senhor aparecia em Siló porque Samuel estava em Siló. A bíblia não diz que Samuel era com o Senhor, mas ao contrário: O Senhor era com Samuel. Posteriormente Samuel se mudou para Ramá, I Sm 07. 17. Acredito que a presença do Senhor se transferiu para lá.  
Samuel era o tema nos céus. Samuel era o assunto na terra. Deus estava naquele momento empenhado em velar pela palavra de Samuel, conforme o versículo 19. Tudo o que Samuel falava, Deus cumpria.
Seu mentor parou no tempo, espiritualmente falando, ao passo que Samuel cada vez mais entrava em uma intimidade profunda com Deus.
Se a nação seguia por outro caminho Samuel tornava um celeiro completamente cheio das riquezas celestiais.

Samuel não tinha nome conhecido, mas Deus lhe deu um: profeta. Se seguirmos em frente, encontraremos outro nome para Samuel: Juiz, conforme I Sm 17. 15.  Deus colocou sobre ele algo que não tinha em Dã, e nem em Berseba, e talvez nem no templo em Siló, porque logo em seguida se mudou para Ramá.
Em seu canto, quieto, Deus fortalecia o nome de Samuel. Não era mais um menino, mas o depositário das bênçãos de Deus. Não fora criado com a mãe e o pai, porque cedo foi entregue para Deus, e para trabalhar no serviço do templo.

A mãe de Samuel, Ana entregou Samuel ainda menino para Deus, e Deus devolveu alguém de renome. Ao longo de sua vida o profeta Samuel se entrega mais para Deus. E Deus tinha mais para ele. Deus não encontra nenhuma resistência naquele desconhecido.
Samuel era uma lavoura de Deus na qual ele podia preparar o terreno para a semeadura. O que deus plantou na vida daquele menino era tanto que até uma nação passou a colher naquela terra. O menino não cresceu para a vida e nem amadureceu para o ministério sofrendo perseguições, lutas, provas, enfrentando batalhas pessoais, entrando na moenda. Amadureceu porque permitiu que o Senhor trabalhasse em sua vida.  
 
Amadureceu porque o que recebia de Deus passava para outros. Onde houver uma pessoa que repasse para outros, o que de Deus recebeu, o povo retransmitirá. O povo falará. O povo copiará. O povo correrá para onde esta pessoa estiver. O povo espalhará a nova.

"Se Deus não te ungir, os homens também não vão te escolher". 

A Vitória no Campo Missionário.

Uma das maiores vitórias no campo missionário é deixar fluir o que de cima veio. Em todas as gerações, tempos, sempre se observou este fator, mas, alguns esquecem. E qual? Deixar que o Espírito Santo flua livremente através de você.

Não necessitarás correr em busca de almas, mas elas correrão até onde você estiver, seja na cidade, beco ou favela ou no campo, mas te alcançarão.

É estranho escrever isso, mas, se, observe a partícula “se”, e se, no caso de Deus "te largar de mão", o povo também fará. Se Deus não te chamar, o povo não vai te escutar. Se Deus não te ungir, os homens também não vão te escolher. Alguns infelizmente estão buscando o inverso. Mas graças a Deus, que um missionário não se preocupa com o que o povo possa pensar acerca dele, mas sim, o que nos céus estão falando de sua vida e seu ministério.

O que os céus ainda me reservam não sei, o que sei, é que preciso deixar Deus fluir através de minha reles vida. 
Deus quer fazer uma revolução, e você está incluído nela. Apenas permita o Espírito Santo plantar. Ele fará você amadurecer para receber todas as bênçãos que ele te prometeu.


Natanael de Mattos Lino
“ A Serviço do Mestre das Missões”

O autor permite a publicação e veiculação deste texto em outras plataformas, desde que citada fonte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário