E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. Lc. 4:17-19.
"Deus não entregará nada em tua vida que possa te destruir"!
Em primeira leitura, a ação de ler o que está em Lc. 04.17-19 parece ser uma prepotência. Parece até que Jesus está buscando sua afirmação no pequeno povoado de Nazaré.
O capítulo 04 muda o livro de Lucas. É o divisor das águas, pois para Lucas, é o início do ministério de Jesus. No capítulo 04 aparece o nome do diabo pela primeira vez no livro. Se no capítulo 04 inicia o ministério de Jesus na terra, também é o inicio do trabalho do diabo contra Jesus neste livro.
Que inicio de ministério é este? Jesus está sendo levado para enfrentar o diabo. Segundo o versículo 02, do capítulo 04 do livro de Lucas, Jesus teve fome. Mas ele venceu!
Após vencer o Diabo na tentação do deserto, ardia no coração de Jesus em retornar para Nazaré, afinal ele fora criado. A unção que Jesus recebera nos 40 dias de jejum, era plena, e uma alegria envolvia-o.
Com certeza ninguém entendera absolutamente nada. Por isso o levam para o precipício para aniquilarem-no. Lc. 04. 28-29.
"O reduto de Nazaré na Galiléia não podia acreditar que daquele povoado, surgia o filho de um carpinteiro com tamanho propósito! Ali foi o erro"!
Enfim, Jesus parece que estava querendo dizer para aquele mundinho, que ele não caíra de paraquedas. Não foi levantado por Deus com uma chamada de meteoro, na qual brilha muito, mas logo se apaga. Jesus estava querendo dizer para aquele pequeno “habitat” que o que possuía em sua vida o Pai havia lhe concedido. Ele estava querendo que todos vissem que sobre ele repousava algo poderoso vindo do trono de Deus.
Deus também queria que todos aqueles que viram Jesus trabalhando na carpintaria, em tenra idade, enxergassem o que Ele havia colocado nas mãos de Jesus. O Pai havia habilitado Jesus para anunciar as boas novas e por em liberdade os cativos e oprimidos do diabo.
Você não caiu de paraquedas. De uma hora para outra.
Ás vezes é necessário dizer para os problemas: “O espírito do Senhor está sobre mim”! É necessário dizer ao diabo: “está sobre mim o Espírito do Senhor”!
Algo está sobre ti, algo maior do que esteve sobre a vida de Moisés. Porque o Espírito Santo ainda não fora sido enviado plenamente naquele tempo. A habilitação do Pai está sobre você.
Talvez seja o início de tua vida na dimensão de Deus, mas creia: Deus não entregará nada em tua vida que possa te destruir! Pela ótica humana, jamais colocará algo em nossas mãos sem que confie plenamente.
Por outro lado, não dará também experiências desnecessárias, mas quaisquer que surjam, será para a Sua glória.
O reduto de Nazaré na Galiléia não podia acreditar que daquele povoado, surgia o filho de um carpinteiro com tamanho propósito!
Ali foi o erro!
Eles olharam para o filho de José, e não para a escolha divina naquele homem sem formosura. Eles mediram o filho de José, conforme eram comparados todos os habitantes de Nazaré. Mediram-no com a mesma medida. Mas ali, na frente deles, estava o Deus Filho, o Criador do universo, em carne, mas com algo poderoso na vida.
Olhe para a unção! Da próxima vez, olhe para o que está na vida do homem. Olhe para o testemunho de vida, mas também olhe para o que Deus colocou na vida do vaso. Não olhe nem mesmo para você, mas para a unção que está sobre ti, que despedaça qualquer jugo.
Temos seguido o vaso, mas não o que o vaso contém. Temos olhado para a beleza do vaso, e até queremos estar perto do um ou outro vaso que Deus usa. É necessário olhar para a unção!
"Houve confusão, e a bíblia não registra os pormenores dela, mas posso imaginar Jesus encerrando a conversa com os homens da Estância de Nazaré: “Está sobre mim uma coisa que vocês não podem entender”.
Eles olhavam para o filho do carpinteiro, Jesus estava querendo tirar o foco de si, afirmando que Deus o habilitara. Tire imediatamente os olhos de si mesmo! Coloque-os sobre o que Deus derramou sobre sua vida! Você pode estar se fechando dentro do teu reduto, mas a unção faz atravessar tuas fronteiras.
A unção de deus na sua vida desconhece as fronteiras, quer sejam de um país, de ordem física, e espiritual. A unção de Deus na tua vida desconhece quaisquer bandeiras. A unção de Deus faz vencer a barreira do tempo e do espaço. Acredite! Ela não tem limites.
Ninguém pode segurá-la, e por um termo, a não ser você mesmo. Não existe na terra, e também embaixo da terra, quem possa norteá-la, colocando rumo, mas pelo contrário, ela é quem dá o passo. Ela é quem te “empurra”, e se necessário, te “puxa’, em direção ao propósito, que é as almas perdidas sem salvação.
O que Deus colocou na sua vida, a Sua unção tem direção e finalidade. Tem bases sólidas. Tem começo meio e não tem fim. O fim depende de você.
Houve confusão, e a bíblia não registra os pormenores dela, mas posso imaginar Jesus encerrando a conversa com os homens da Estância de Nazaré: “Está sobre mim uma coisa que vocês não podem entender”. “Mas está sobre mim”!
Natanael de Mattos Lino
“ A Serviço do Mestre das Missões”
E-mail: natamattos8@hotmail.com
O autor permite a publicação e veiculação deste texto em outras plataformas, desde que citada fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário