sexta-feira, 25 de junho de 2010

MIssões é envolvimento

Missões é envolvimento

Que espécie de amigo você é?
Que tipo de obreiro você é?

Há dois tipos de obreiros, vejamos a seguir.


Os Primeiros são chamados de amigos apenas. Os segundos são chamados de irmãos.

I - Os Primeiros:
“Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem. E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar. Jó. 02: 10-11.
a) Observa-se no verscículo acima citado que:
1. Apareceram seus nomes.
2. O que eles falaram foi registrado nos capítulos seguintes.
3. Não levaram um presente sequer para Jó.
4. Combinaram ir consolar Jó.
5. Não conheceram Jó.

b) Veja a seguir o que está escrito no capítulo de Jó. 02: 12:
1. Não conheceram.
2. Levantaram a voz e choraram. ( fizeram um “baita alaúzo”, como diria minha m ãe ).
3. Rasgaram o seu manto.
4. Lançaram o pó sobre as cabeças e para o ar. ( nem Jó Fez isso quando veio a tragédia).

c) Veja a seguir o que está escrito ainda em Jó. 02: 13:
1. Sentaram com Jó na terra.
2. Sete dias e sete noites calados.

Eles se combinaram para ir, mas ao chegar lá vendo a situação de Jó, perderam o rumo.
Não se envolveram. Tinham a ciência e conhecimento do que ocorreu com Jó, entretanto, nada fizeram para mudar a situação de Jó.
Os amigos não tinham irmãos para comerem pão. Apesar de terem pão.
Tinham capa e manto: No AT era sinal de autoridade, status, posição.
Tinham manto: Dinheiro.
Status/posição/dinheiro/nome.



Jó não precisava de amigos, precisava de irmãos.
Na primeira vez que vieram fora combinado, e Deus não aprovou, e mandou voltarem novamente. No retorno, Deus ordenou que levassem algum mantimento para sacrificar. Jó. 42: 07-08.

II - Os segundos
São chamados de irmãos

a) Veja a seguir em Jo. 42.11
1. Não apareceram os seus nomes.
2. Não combinaram nada.
3. Trouxeram pão.
4. Conheceram Jó.
5. Comeram pão com Jó. ( os irmãos não deviam ser pessoas sem grande aporte financeiro, eram pessoas pobres, pois cada um deu um dinheiro apenas. Trouxeram a Jó grande alegria.)
6. Consolaram-no de todo o mal. ( não bastou somente consolar, mas fizeram algo. Realizaram o que nós chamamos de “vaquinha”).
7. Consolaram-no.de todo o mal que o senhor lhe enviara.

Eles se envolveram.
Trabalhavam.
Quem sabe não tinham muito pão, mas tinham amigos.
Não tinham. Manto/Capa, mas tinham amigos.

Jó precisava dos irmãos. São eles quem se envolveram e fizeram algo. Mostraram o que tinham em seus corações.


III - A obra missionária é para:
Os que fazem algo
Os que se envolvem.
Os que demonstram o que há no coração.

Me pergunto hoje, no que diz respeito a missões, se apenas tenho rasgado o manto ou a capa. Me indago se apenas tenho somente jogado a terra sobre minha cabeça. Tenho apenas gritado ou feito algo por missões? Estou me enganando ou tenho apenas apenas lançando a terra sobre minha cabeça? Tenho somente feito o alaúzo, como diria minha mãe?
Tenho orado a Deus e insistido pedindo que ele faça surgir uma geração de homens e mulheres que tenham aversão ao púlpito, a fama, ao status, mas que ajudem os missionários que estão no campo. Tenho certeza de que neste momento em que escrevo há muitos missionários que estão como Jó, sentindo-se sozinhos, com o sentimento de abandono, e com um caco de telha apenas. Alguns missionários nada possuem em suas mãos senão um caco de telha.
Os bravos missionários tem realizado heroicamente a tarefa de ganhar almas acompanhados de um caco de telha. Porque ainda usam cacos? Porque eu e voce temos esquecido das missões. Porque eu e você temos dado para missões os úmtimos centavos que nos restam. Depois de pagarmos todas as nossas contas, e então o que sobrou doamos para missões. Doamos para os missionários o que não presta mais. Temos doado roupas para as missionárias que nenhuma pessoa teria coragem de usar. Temos doado para os missionários aparelhos de som, que não funcionam mais. Hoje se doa para as missões automóveis velhos, que servem apenas para desmanche.

Desculpe o desabafo, mas os de capa e de manto querem apenas aparecer na tribuna, ou no púlpito. Não são eles que tem feito missões. Não são so que se assentam em lugares de honra que doam-se para a obra missionária. São os irmãos que doam aquilo que poderá lhes fazer falta quando chegar o dia 20 do mês. Os que não tem capa, nome, manto, tem escrevido a história das missões atuais. Os que não tem seus nomes conhecidos na terra tem feito a diferença nos céus, pois estão ajudando a enviar almas para os céus. Seus nomes não tem sido conhecido, nem suas vidas, mas os seus atos tem sido conhecido.

Ei você!
Que não tem capa.
Ei você!
Que não tem manto.
Ei você!
Que é um comum.
Ei você!
Que não tem grana.
Ei você!
È a pessoa certa para envolver-se com missões e com a obra de Deus.
A obra de Deus é feita pelos homens e mulheres que se envolvem. Nunca será realizada a obra missionária sem envolvimento. Se quisermos o sucesso da obra teremos que doar o que temos. Os irmãos doaram para Jó algo que poderia fazer falta para eles, mas não mediram esforços. Seus nomes não apareceram, mas o gesto sim.
Missões: É necessário envolvimento.
Missões: É necessário doação.
Missões: É necessário consolação.
Missões: È necessário ação.


Natanaél de Mattos Lino
" Em Cristo e por Missões"
Natamattos8@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário