Avivamento e Missões
Missões precede o avivamento sempre foi e sempre será. Estas duas palavras sempre estarão intimamente ligadas. Elas não podem separar-se. é impossível separá-las. Avivamento é o trabalhar do Espírito Santo. Missões surge como o fruto do avivamento, pois é o retorno a Palavra de Deus. Não haverá missões sem que haja um avivamento.
Nenhum avivamento vem de Deus sem propósito. O avivamento possui alvo. O avivamento possui origem, trajetória, objetivo e conclusão. O avivamento vem preceder a obra missionária. O avivamento vem anunciando que em breve a obra missionária chegará. O avivamento traz consigo todos os elementos necessários para realizar a obra missionária. Para realizar missões é preciso uma posição e ação. O avivamento traz os dois.
O Senhor Jesus não enviou o avivamento no decorrer da história para mostrar ao mundo alguns espetáculos de shows sobrenaturais, ou de sinais extraordinários. É claro que isso faz parte de uma das facetas do avivamento. Assim como um diamante possui vários lados, que são chamados de facetas, o avivamento possui várias que em conjunto compõe o que chamamos de avivamento. Devemos observar pela vida prática: Se um crente não estiver avivado não haverá paixão por missões. Se uma igreja não estiver avivada não haverá envio de missionários. Se a igreja não for avivada não existirá um engajamento por missões.
"Ninguém pode dizer que está meio avivado assim como não se pode afirmar que quase realiza missões."
A verdadeira igreja missionária no NT é sem dúvida a igreja de Antioquia, At. 13. A partir do capítulo 13 de Atos ela surge para ficar permanente na história das missões. A igreja de Antioquia não vivia de fórmulas e de teorias e tratados teológicos intermináveis. Ela surge abruptamente, e apesar de ser uma igreja relativamente nova ouviu a voz do Senhor Jesus. Enviou dois melhores de seus obreiros. Barnabé e Saulo. Ela foi uma igreja que estava desfrutando de um grande avivamento. A igreja de Antioquia não sobrevivia estudando avivamentos passados, ela enviava missionários. Nenhuma igreja missionária vive de teorias passadas. Ela vive como resultado do avivamento.
"A igreja que faz missões nem sempre é a igreja que coloca estatísticas e pesquisas sobre o crescimento do número de crentes no seu mural."
Nenhuma pessoa pode se dizer que ama missões sem envolvimento. Nenhuma Igreja pode ser missionária se não sustentar, enviar ou fazer parcerias missionárias. Não sei como muitos crentes se satisfazem indo a conferências missionárias como se fossem a um passeio e ao término da festividade não foi realizado nenhum envio ou parceria missionária. Passará mais um ano e as mesmas pessoas adentrarão a estas festividades para observarem as tradicionais bandeiras, estatísticas missionárias, coreografias e jograis missionários que foram apresentados no ano anterior. Creio que o Espírito Santo está cansado disso. Tenho certeza de que Deus tem passado longe de muitas festividades de cunho missionário.
"O caminho para as missões é trilhado pela igreja avivada."
O que estamos fazendo da obra missionária? No que a tornamos? Creio que o Espírito Santo nos chama a atenção para pararmos de brincar com algo sério. Missões é algo sério. È o plano de Deus para salvar a humanidade, na qual Ele deu seu único filho. Em alguns lugares os eventos missionários mais parecem feiras de rua. Alguns congressos são verdadeiros camelódromos evangélicos. E não é por culpa dos organizadores. São alguns, não todos, cafajestes infiltrados no meio evangélico autodenominando-se artista gospel que aproveitam do evento missionário para venderem seus produtos. Não possuem muito ou quase nada de sensibilidade espiritual. Quero também publicamente ressalvar que ainda existem cantores evangélicos sérios. Glórias a Deus por estes. A obra missionária não é realizada por artistas, mas, pelos que são servos de Deus. Está na moda agora se esconder atráz de títulos. Não raros, os que assim fazem, dissimulam Palavra de Deus, pregando ou cantando dizem que muita coisa da Bíblia Sagrada foi mal interpretada. Alguns falsos mestres e doutores, sem obedecer a bíblia, pregam que muitas leis da bíblia refere-se somente para o tempo da antiguidade. Estes são apascentadores de si mesmo. Igreja de Cristo! Estes não vão prosperar em nosso meio. A obra missionária é algo muito serio que foi gerado por um Deus sério. Ele não deixará quem quer que seja brincar com o que priorizou.
Estou cansado de Ministrar em Conferências e Congressos Missionários, nos quais ao final, nenhuma parceria foi realizada. Nenhum missionário foi enviado. Ao final destes eventos nenhum obreiro foi incentivado a se inscrever em algum curso de preparação missionária. E se alguém foi tocado, logo é desmotivado por algum superior na igreja. Por outro lado é gratificante e reanimador voltar para casa após algum evento na qual a igreja enviou e/ou fez parceria missionária, pois assim, a obra missionária ganhou.
RESTA CLAMAR DEUS LEVANTE MUITAS IGREJAS PARA AJUDAR OS POUCOS MISSIONÁRIOS QUE ESTÃO NO CAMPO.
Que venham de onde vier.
Que sejam pequenas ou grandes.
Que sejam ricas ou pobres.
Que vivam a palavra.
Que sejam espirituais
Que sejam avivadas.
Quando não houver amor a Deus não haverá amor pela sua obra. Se não houver paixão por Deus jamais haverá paixão por almas. Uma igreja avivada envia missionários avivados. Missionários avivados geram convertidos avivados.
Em Cristo e por missões;
Natanaél de Mattos Lino
Nenhum comentário:
Postar um comentário