quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O Caminho Para Gaza Ainda Está Deserto! Filipe X Eunuco



Na pessoa, e no ministério de Filipe encontramos duas situações completamente distintas. Em dado momento aparece como um homem cheio do Espírito Santo, conforme At. 06.06. Já em outro observamos o mesmo Filipe abandonando a igreja que depositara em sua pessoa um voto de confiança, elegendo-o para Diácono, conforme observamos em At. 08.04. Um Filipe aparece como Diácono, e logo se torna fugitivo. Deus é um Deus que pode transformar toda e qualquer situação. Filipe recupera a sua fé e  chega a cidade de Samaria, de uma hora para a outra é o pregador do momento. Muitos Samaritanos são alcançados pelo evangelho e Filipe foi o instrumento divino para continuar com o que Jesus iniciou fazer, através da mulher samaritana.
Se Filipe agora é outro, Samaria também o é, Conforme At. 08.05-08. A cidade estava em polvorosa. Um rastilho de pólvora foi espalhado naquela ocasião, e o fogo já queimava em uma das pontas. Samaria agora tinha abundância espiritual. Já se  acostumara-se aos milagres. Os samaritanos acostumaram-se com boas pregações. Filipe estava agora rodeado de irmãos e amigos. Filipe havia se tornado um pastor de grande renome. No momento, a cidade de Samaria recebera o avivamento. Poder de Deus estava atuando em Samaria. Havia abundante Salvação nesta cidade.
Do outro lado aparece um desconhecido, que nem judeu era, mas etíope, sem nome, At. 08: 02. A procura da salvação, viera de longe, e com um propósito: ser salvo. Empreendeu uma longa viagem. Procurando uma solução para sua vida. Havia ouvido falar da salvação, e com certeza buscava respostas indo para Jerusalém. Jerusalém lhe atraia,queria ver a fama, ribalta, e os holofotes de Jerusalém. Entretanto, os holofotes se apagavam, e retornava sem solução para a sua vida. sem respostas, somente lhe restava voltar para casa.

A interpretação é particular, e me permite dizer isso: quem sabe ele fora a uma sinagoga: Os detalhes do sacrifício do Cordeiro, da oferta e das cerimônias ocupavam todo o tempo. Talvez tenha ido a Jerusalém, e encontrara a igreja um tanto quase que sem foco, haja vista, o capítulo 06, de Atos dos Apóstolos, relatar a confusão entre as viúvas. Ela se preocupava apenas com si mesmo, e perdido de vista a essência da vida: Cristo. E infelizmente, os Diáconos, foram escolhidos por causa da murmuração. Como anteriormente, supra citado, a leitura é minha.
Esse homem angustiado, vazio, triste, desesperado, teve o trabalho de deixar Gaza, subir à Jerusalém para participar, ouvir, ver, tentar entender, mas infelizmente não encontrou nada. Voltava para sua terra tão vazio quanto tinha ido.
Me pergunto: E se o eunuco tivesse ido direto a Samaria?
Samaria não tinha nome, fama, mas tinha algo: um líder com visão missionária.
Filipe tinha muitas atividades, que é pertinente ao líder espiritual. Em meio as suas atividades de evangelização e do pastorado, ouve uma voz: Levanta-te, e vai para o lado sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. At. 08. 26.
O que me chama a atenção, é que Felipe não disse:  “O que fazer Lá”? “Se lá está deserto”. “Aqui tudo está bem”.   “Aqui montamos uma boa estrutura”. “Porque deixar esta igreja”?
 

O que Filipe tinha, que os outros não tinham em Jerusalém?
O que Filipe tinha, era o que os outros Apóstolos e obreiros tinham. Espiritualidade, e Intimidade e Disponibilidade.
A interpretação é particular, como já citei acima.
Mas a ordem era para Filipe. Era a sua vez de ser usado por Deus. A ferramenta que Deus preparara era Filipe. Era a sua hora. Era o seu momento.

Intimidade. Filipe tinha uma intimidade com Deus, e ouviu a voz de Deus. Filipe obedeceu a voz de Deus. Ele ainda encontrava-se totalmente disponível a  Deus e sua obra.
Ai está o um dos segredos da obra missionária:

Disponibilidade

Disponibilidade para Deus. Disponibilidade para com a sua obra. Quando nos dispomos, até as leis da razão, da física, e da gravidade podem ser quebradas.

A disponibilidade de Filipe o fez quebrar a tradição, pois pregou para um estrangeiro.
A disponibilidade de Filipe nos faz entender que a obra de salvação, e uma obra urgente, e por isso, batizou ali mesmo no caminho que antes estava deserto.
A Disponibilidade de Filipe o fez pregar correndo.
A disponibilidade de Filipe transformou o deserto espiritual em abundância, pois realizou um grande evento: Um Batismo.


A disponibilidade de Filipe em falar de Jesus, não o permitiu entrar em assuntos relativos à política. Ele não falou de sua denominação, elogiando estrutura e tudo o mais. Ele também não falou do judaísmo e suas tradições. Filipe falou de Jesus.
      
Filipe falou do que outros não falaram. Filipe tinha o que alguns não tinham no momento.

São muitos os que estão descendo atualmente por este caminho. Nesta estrada encontraremos: os inalcançados pelo Evangelho, amargurados, tristes, sem perspectivas de ser salvo.  Se alguém se dispuser hoje a descer este caminho, encontrará muitos aprisionados pelos engodos satânicos e pelas falsas religiões.

Encontrará muitos perdidos que dirão: “ Eu não entendo isso”.          Esta é a hora de fazer missões.
 Este é o momento de realizar a obra de Deus.
 Me pergunto hoje:     
Tenho obtido intimidade para com Deus.
Tenho me colocado de forma a estar disponível para com Deus?
Tenho rompido razão para deixar que Deus use-nos ainda que isso pode ir contra tudo aquilo que aprendi, como por exemplo Filipe pregar correndo. Imagine hoje, se um pregador testemunhar na igreja que Deus o mandou correr, como mandou Filipe.

Enquanto discutimos teologia o caminho para Gaza está deserto! Enquanto algumas igrejas brigam entre si, o caminho para Gaza ainda continua deserto.

Não espere galgar mais cargos na tua congregação! Que cargos tinha Filipe? Era apenas um Diácono.
Posteriormente, o Apóstolo Paulo o chama de O Evangelista de Deus. At. 21. 08.

 A nossa disponibilidade vai mudar tudo!
Esta é a hora final.
A hora na qual Deus mostrará os seus sinais. Ainda que quebre todas as leis da gravidade, e arrebate, ou teletransporte como fez com Filipe, que o teletransportou até Azoto: E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia. At. 08:40.
Ele trabalhará, usando os novatos, inexperientes,  e com aquele que buscar mais intimidade. Deus fará algo incomum, quando decidirmos ser um crente incomum! Deus usou Filipe de maneira incomum, porque Filipe fez algo incomum: deixou tudo em Samaria e foi imediatamente para o caminho de Gaza.
Eia pois! Disponibilize-se hoje mesmo! Agora mesmo!

Somente quem estiver disponível vai ouvir no deserto: “o que me impede de batizar-me”?
Você pode continuar lendo de outros esta frase: “o que me impede de batizar-me”, ou ouvir de alguém que está no caminho que desce de Jerusalém.
           
Não espere ter mais experiência! É ao longo da caminhada na obra de Deus que ele vai te dar experiências.

O que Filipe ainda conservava, que os outros em Jerusalém ainda não conservavam?

Filipe ainda mantinha ativo o Pastorado, e o Ministério evangelístico.
Filipe ainda era um verdadeiro evangelista.
Ele não havia transformado seu ministério de cunho evangelístico em pastoral, mesmo sendo o Pastor de Samaria.

Quantos evangelistas, que desativaram os dons espirituais de sua vida, porque escolheram pastorear igrejas, e o pastoreio o conduziu por outro caminho. O pastorado os tirou, mas, feliz do Pastor, que ainda é um evangelista.
Outros evangelistas, que para não morrerem de fome, tiveram que pastorar uma igreja, e até pregam sobre curas, sinais, milagres, mas nada acontecem e ficam se lembrando do tempo que Deus fazia os sinais e milagres através de seus ministérios em tempos passado.
Outros evangelistas, que mesmo tendo o cargo, deixaram de o ser na prática e na teoria, pois se sentiam rebaixados nesta condição e sentiram-se atraídos pelo título de pastor.


Uma vez evangelista, sempre evangelista. Paulo não diz, em At. 21. 08: um dos evangelistas, mas sim, Filipe, O Evangelista.

Acredite: o Diabo cria muitos problemas na congregação, e assim, o cuidado integral da mesma, faz  com que o Pastor não tenha mais o foco em trabalhos de evangelização. Os muitos problemas da congregação, estão fazendo acabar com o oficio de evangelista.

Oremos: Oh Deus! Levante evangelistas que lotem ginásios de esportes, salões, igrejas, com multidões ansiosas por salvação.
Que usem os dons!
Que se disponibilizem!

Em Cristo e Por Missões.
Natanaél de Mattos Lino
natamattos8@hotmail.com
A Serviço do Mestre das Missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário