I - Mosto, ou “mustum”, em Latim, que quer dizer: jovem, ou novo. Ele é o primeiro suco extraído da uva, que ainda não passou pelo processo de fermentação.
A bíblia enfatiza, que algumas pessoas, não entendendo a obra que o Espírito Santo fazia, zombavam e diziam: Estão cheios de mosto, conforme At. 02.13.
Nesta passagem registrada no livro de Atos, seu autor Lucas, descreve três grupos distintos. O primeiro grupo estava dentro do Cenáculo baixo ação do Espírito Santo. O segundo grupo de pessoas estava admirado em ver aqueles leigos falando em línguas, e o terceiro grupo, zombava, pelo fato de não entender o que estava se passando. Podemos concluir que havia os que estavam sendo ministrados pelo Espírito, e outros maravilhados, e uma parte zombava. Acredito que o maior grupo devia ser dos que se maravilhavam e zombavam.
"Era algo novo dentro do judaísmo o que o Espírito Santo estava fazendo".
Uma pessoa, cristã, e até um líder espiritual que não entender a ação do Espírito Santo, com certeza estará de fora. Somente lhe restara duas atitudes: maravilhar ou zombar. De tempos em tempos o Espírito Santo, trabalha de forma diferente, para cumprir os propósitos bíblicos. Na terra nem sempre entendemos o que vem dos céus. A ação do Espírito Santo pode confundir, e estarrecer qualquer homem. Precisamos estar sempre buscando uma direção para nossa vida e nosso ministério, e assim, não somente entenderemos, mas também faremos parte dos que estão sendo ministrados pelo Espírito Santo.
É tempo de não perder tempo. É tempo de oportunidades. É tempo de buscar a direção do Espírito Santo para nossas vidas, casas, igrejas e ministério. Pergunto-me, se estou entendo para onde, para qual propósito e que princípio o Espírito está me levando. Qual finalidade do seu trabalhar na minha vida. Você tem entendido o caminho do Espírito Santo para sua vida nestes últimos tempos?
II - Era algo novo dentro do judaísmo o que o Espírito Santo estava fazendo. Mesmo Jesus tendo avisado de que enviaria o Consolador, Jo. 15.26. Era óbvio que o terceiro grupo não entendera, mas também, não fizera nada para se aproximar daquela ação espiritual. Não sei afirmar se foram alcançados posteriormente com a pregação de Pedro.
A forma que o Espírito Santo guiar teu ministério gerará críticas da parte daquele que ainda não foi dirigido. A maneira que o Espírito Santo se manifestar em sua vida gerará crítica por aqueles que não possuem a manifestação dele, mas estão perto de ti. O que o Espírito Santo te influenciar gerará críticas por parte daquele que ainda não foi dirigido por ele.
"Um crente cheio do Espírito Santo pode ter críticas contra si oriundo daquele que está vazio das coisas de Deus. Um crente aceito pelo Espírito Santo é passível de críticas por parte daquele que ainda não foi aceito totalmente".
É tempo de ser dirigido pelo Espírito Santo, mas também é tempo de ser criticado. Nós estamos vivemos uma geração que não quer ser criticado. Mesmo quando direcionado pelo Espírito Santo.
Quem de vocês, leitores deste blog, que já se questionou, pelo fato de não haver mais manifestação do Espírito Santo, como no passado em sua igreja. Não estou falando do “sapatear no fogo”, “fazer o aviãozinho gospel dentro da igreja”, “nadar no fogo”, mas falo de uma ação bíblica. Menciono algo muito além do que um “culto de fogo”, ou chave de “chave de fogo”, ou seja lá o nome que for. A manifestação sobrenatural do Espírito, conduz para um estado constante de obediência as sagradas escrituras, e da plena presença de Deus em nossa vida. A ação do Espírito Santo conduz para uma vida de equilíbrio, e não para outro fundamento. Ela nos conduz cada vez mais, não para um estilo de vida diferente, mas para um estado constante de renovação espiritual.
A manifestação do Espírito, nos leva a testificar cada vez mais de Jesus. A ação do Espírito nos leva a presença constante do divino Mestre.
"O trabalhar do Espírito Santo blindará teu ministério contra o desânimo".
II - As pessoas do segundo grupo ficaram admiradas com o que ocorria no Cenáculo. O tempo passava e elas apenas se admiravam. A manifestação do Espírito não serve para apenas ficarmos apenas admirados. Infelizmente existem irmãos que se maravilham em fazer parte da lista de seguidores da rede social de alguém que o Espírito Santo está usando, sem experimentar a ação. Contentam-se apenas em fazer parte do Whatsapp, de um figurão do meio gospel, e não observa que o tempo está passando. Queira fazer parte, do grupo do “Whatsapp” do Espírito Santo, e acredite, ele tem uma grande mensagem para te enviar.
Algumas pessoas não passam um dia sem acessar a rede social de alguém conhecido do meio evangélico, mas vivem sem alegria e gozo do Espírito Santo. Quantos hoje vivem a rotina cansativa da igreja, sem experimentar gerar vida espiritual.
A ação do Espírito Santo trará mudança, de vida e de destino. O trabalhar do Espírito Santo blindará teu ministério contra o desânimo. O agir do Espírito Santo imunizará teu coração contra o ataque do Diabo, e as influências do mundo. O sucesso da sua vida espiritual e ministerial dependerá, sem margens de dúvidas, da ação do Espírito Santo, e mesmo que digam, está cheio de mosto, permita Ele lhe guiar pelos seus caminhos.
Natanael de Mattos Lino
“ A Serviço do Mestre das Missões”
E-mail: natamattos8@hotmail.com
O autor permite a publicação e veiculação deste texto em outras plataformas, desde que citada a fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário